segunda-feira, 28 de março de 2011

1ª Reunião de pais e mestre 2011

Neste sábado, 26/03/2011,  aconteceu no CEFDN a primeira Reunião de Pais e Mestre do ano de 2011, na sede da própria U.E. 
A reunião aconteceu nos turnos matutino e Vespertino, com a equipe gestora e o corpo docente  do CEFDN.
Os pais foram distribuídos em duas salas, que trataram dos mesmos temas. 

  • A reunião tratou do relacionamento pais e filhos 

Já que cabe aos pais o papel de educar os filhos. A educação é a condição básica para o convívio social. Educar implica o uso de autoridade para estabelecer limites; dar ordens e proibir o indispensável que possibilite à criança controlar sua impulsividade: toda criança nasce egoísta; ela passa a respeitar o outro através da educação, disciplina, mas, principalmente, pelo exemplo dos pais. 

  • Apresentação de Trechos do Regimento Escolar
  • Apresentação de trechos do Projeto pedagógico da Escola.
  • Normas de conduta da escola
  • Entrega do kit escolar doado pelo governo da Bahia (mochila, 2 camisas uma azul e outra branca) inicial mente para os alunos da 1ª e 2ª série do Ensino médio


Alguns momento

Matutino




Entrega do kit






Turno Vespertino





terça-feira, 22 de março de 2011

CONVITE PARA REUNIÃO DE PAIS


COLÉGIO ESTADUAL FLAVIANO  DANTAS DO NASCIMENTO
Rua Avelino Tavares, 32, Centro, Banzaê - BA

Prezados Pais,
Seu(sua) filho(a) está vivendo um momento de transição. Nesta etapa, a escola também muda sua dinâmica de funcionamento. Diante dessas mudanças, é necessário reafirmarmos nossa parceria na educação de nossos jovens.
Texto explicativo em forma de nuvem: “Ninguém é tão grande que possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar”.      (Voltarie)Convidamos vocês para a nossa Reunião com Pais no dia 26 de março, sábado, às 8 horas (para o turno matutino) e 13 horas (para o turno vespertino) na sede do Colégio Estadual Flaviano Dantas.
Nesta reunião conversaremos sobre os seguintes aspectos:
1. Dinâmica de funcionamento do Ensino Médio;
2. Apresentação da proposta pedagógica e do Regimento da escola;
3. Projetos da Escola;
    A presença de vocês é muito importante.

 Atenciosamente,

Equipe Gestora

quarta-feira, 16 de março de 2011

calendário Escolar

Calendário Escolar 2011

 
ATIVIDADE

PERÍODO
 Semana Pedagógica
 01 a 04 de Fevereiro
 Início do Ano Letivo

21 de Fevereiro
 Recesso de Semana Santa
 21 e 22 de Abril
 Recesso Junino
23 de Junho a 04 de Julho

Término do Período Letivo

16 de Dezembro

Total de Dias Letivos

200

Resultados Parciais do Rendimento Escolar dos Alunos
19 de Dezembro

Estudos de Recuperação e Avaliação Final
20 a 29 de Dezembro

DISTRIBUIÇÃO DOS DIAS LETIVOS
MESES
PERÍODO
Nº DE DIAS
LETIVOS
SÁBADOS
LETIVOS
Fevereiro
21 a 28
05
-
Março
01 a 31
21
12 e 26
Abril
01 a 30
19
16 e 30
Maio
02 a 31
22
-
Junho
01 a 22

16
-
Julho

05 a 29

19
-
Agosto
01 a 31

23
-
Setembro

01 a 30

21
-
Outubro
03 a 31

20
-
Novembro
01 a 30

20
-
Dezembro
01 a16

10
-
TOTAL 
196
04
 DIAS LETIVOS
200


DISTRIBUIÇÃO DAS UNIDADES


Unidade
Período
Nº de dias Letivos
21/02 a 30/04
49
02/05 a 22/07
52




25/07 a 30/09
49
03/10 a 16/12
50
TOTAL
200

                                                                             FERIADOS

MESES

DIAS

FERIADOS
Janeiro
01
Confraternização Universal

Fevereiro
24
Emancipação Politica de Banzaê
Março
Março

07/08
Recesso de Carnaval

Abril
21
Tiradentes
22
Paixão de Cristo
Maio
01
Dia do Trabalho
Junho
23
Corpus Christi
29
Dia de São Pedro (Feriado Municipal)
Julho
02
Independência da Bahia
Setembro
07
Independência do Brasil

Outubro
12
Nossa Senhora Aparecida
15
Dia do Professor

Novembro
02
Finados
15
Proclamação da República
20
Dia Nacional da Consciência Negra

Dezembro
08 e 09
Festejos da Padroeira Nossa Senhora da Conceição
25
Natal

 DISTRIBUIÇÃO DOS SÁBADOS LETIVOS



MESES

SÁBADOS
DIAS DA SEMANA
CORRESPONDENTE
Março
12
Quarta -feira
26
Quinta-feira

Abril
16
Sexta-feira
30
Quinta-feira


O CEFDN segue o mesmo calendário da rede municipal de Banzaê.

Aconselhando os Pais

LIMITES

Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos os erros de nossos progenitores.
     E com o esforço de abolir os abusos do passado, somos os pais mais dedicados e compreensivos mas, por outro lado, os mais bobos e inseguros que já houve na história.
     O grave é que estamos lidando com crianças mais “espertas”, ousadas, agressivas e poderosas do que nunca. Parece que, em nossa tentativa de sermos os pais que queríamos ter, passamos de um extremo ao outro.
     Assim, somos a última geração de filhos que obedeceram a seus pais e a  primeira geração de pais que obedecem a seus filhos... Os últimos tiveram medo dos pais e os primeiros que temem os filhos. Os últimos que cresceram sob o mando dos pais e os primeiros que vivem sob o jugo dos filhos.
     E, o que é pior, os últimos que respeitaram os pais e os primeiros que aceitam (às vezes sem escolha...)  que nossos filhos nos faltem com o respeito. À medida em que o permissível substituiu o autoritarismo, os termos das relações familiares mudou de forma radical, para o bem e para o mal.
     Com efeito, antes se consideravam bons pais aqueles cujos filhos se comportavam bem, obedeciam suas ordens e os tratavam com o devido respeito.
     E bons filhos, as crianças que eram formais e veneravam seus pais.
     Mas, à medida em que as fronteiras hierárquicas entre nós e nossos filhos foram se desvanecendo, hoje, os bons pais são aqueles que conseguem que seus filhos os amem, ainda que pouco os respeitem.
     E são os filhos quem, agora, esperam respeito de seus pais, pretendendo de tal maneira que respeitem as suas idéias, seus gostos, suas preferências e sua forma de agir e viver. E, além disso, que os patrocinem no que necessitarem para tal fim. Quer dizer: os papéis inverteram, e agora são os pais que tem que agradar a seus filhos para ganhá-los e não o inverso, como no passado.
     Isso explica o esforço que fazem hoje tantos pais e mães para serem os melhores amigos e “dar tudo” a seus filhos.
     Dizem que os extremos se atraem. Se o autoritarismo do passado encheu os filhos de medo de seus pais, a debilidade do presente os preenche de medo e menosprezo ao nos ver tão débeis e perdidos como eles.
     Os filhos precisam perceber que, durante a infância, estamos à frente de suas vidas, como líderes capazes de sujeitá-los quando não os podemos conter, e de guiá-los enquanto não sabem para onde vão.
     Se o autoritarismo suplanta, o permissível sufoca.
     Apenas uma atitude firme, respeitosa, lhes permitirá confiar em nossa idoneidade para governar suas vidas enquanto forem menores, porque vamos à frente liderando-os e não atrás, carregando e rendidos à sua vontade.
     É assim que evitaremos que as novas gerações se afoguem no descontrole e tédio no qual está afundando uma sociedade que parece ir à deriva sem parâmetros nem destino.
     Os limites abrigam o indivíduo.