quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Alunos da 1ª serie Ensino Médio do CEFDN realizam o AVALIE

Nesta semana, dias 23 , 24 e 25 de novembro os alunos da 1ª série do Ensino Médio realizam provas do AVALIE, avaliação externa da escola promovido pela Secretaria de Educação da Bahia.



Secretaria realiza Avalie Ensino Médio e Avalie Alfa

Foto: Claudionor Jr. Ascom/SEC



Acompanhar a evolução do rendimento dos estudantes é fundamental para formular políticas educacionais e melhorar a qualidade da educação. É nessa perspectiva que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza a segunda edição do Avalie Ensino Médio, nos dias 23, 24 e 25 de novembro, e estreia o Avalie Alfa nos dias 21 e 22 de novembro. A proposta é que se consolide, na rede de ensino, a cultura de avaliação e que os resultados sirvam de referência para os profissionais de educação, estudantes e seus familiares.
 
“O Avalie Alfa é o ponto de partida para a identificação de novas informações sobre a alfabetização e para o desenvolvimento de propostas pedagógicas dos municípios, em parceria com o Estado, para a melhoria da qualidade da alfabetização”, ressalta a coordenadora de Avaliação da Secretaria Estadual da Educação, Fátima Medeiros. Já o Avalie Ensino Médio, ampliado em sua segunda edição, “vai proporcionar à rede estadual um diagnóstico mais fiel sobre o perfil e desempenho dos estudantes para subsidiar os gestores na definição de novas propostas para o ensino médio”.
 
A novidade do Avalie Ensino Médio, este ano, revela a coordenadora, é a produção de revistas pedagógicas com os resultados da avaliação comentados por especialistas e ainda a formação de professores.
 
Avalie Ensino Médio – Maior estudo longitudinal do país, realizado anualmente, o Avalie Ensino Médio é um projeto pioneiro da Secretaria da Educação para acompanhar o rendimento dos estudantes das escolas de ensino médio. Este ano, serão avaliados 220 mil estudantes, distribuídos em 1.090 escolas e 414 municípios. 
 
O sistema consiste na aplicação de provas objetivas, organizadas por áreas do conhecimento, e produção textual, além de questionários sociocontextuais que serão aplicados aos estudantes, professores e gestores. A avaliação acompanhará os estudantes ao longo das três séries do Ensino Médio Regular, além dos alunos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
 
As provas serão aplicadas por três horas, nos três turnos de funcionamento da escola, aos estudantes da 1ª série do Ensino Médio Regular e da 2ª série da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, professores das turmas avaliadas e gestores das unidades escolares estaduais.
 
Serão avaliadas as competências e habilidades construídas pelos estudantes nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os resultados serão divulgados por meio de boletins individuais para os alunos e relatórios técnicos-pedagógicos para cada escola, Diretoria Regional de Educação (Direc) e Órgão Central.
 
Avalie Alfa – Criado para identificar a realidade do processo de alfabetização das crianças, permitindo a definição de políticas públicas adequadas a cada região do Estado, o Avalie Alfa estreia com a participação de 300 mil estudantes  do 2º ano do ensino fundamental, das escolas públicas estaduais e das escolas dos 217 municípios que aderiram ao Pacto com Municípios. A avaliação vai possibilitar o diagnóstico dos níveis de alfabetização das crianças, ação necessária aos professores e gestores, envolvidos com o programa Todos pela Escola, que tem dentre os seus compromissos a alfabetização das crianças de até oito anos de idade.  Até 2014, o Avalie Alfa vai avaliar os estudantes de 100% dos municpipios que aderiram ao Pacto.
 
Os participantes responderão a um questionário sociocontextual com a finalidade de identificar fatores relacionados ao desempenho escolar dos alunos. Serão avaliadas as competências e habilidades construídas pelos estudantes nas áreas de Língua Portuguesa – leitura e escrita - e Matemática. O objetivo é subsidiar as escolas estaduais e redes de ensino municipais com informações para a tomada de decisão pelos gestores e intervenções  na prática pedagógica.
 
As provas serão aplicadas por professores externos à escola e os resultados serão divulgados por meio de relatórios técnicos e pedagógicos para o Órgão Central, secretarias municipais de educação, Direc e para as escolas participantes.


Fonte: http://www.educacao.ba.gov.br/

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dia da Consciência Negra

Foto: alunos brincando


O que é o Dia da Consciência Negra
Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra homenageia e resgata as negras raízes do povo brasileiro. Escolhido por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, ele é dedicado à reflexão sobre presença do negro na sociedade brasileira. "O Dia da Consciência Negra sinaliza a ideia do marco, marca o valor da conquista da liberdade deste grupo", explica Roseli Fischmann, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Metodista, de São Bernardo do Campo, na região metropolitana da capital paulista. 

O dia da Consciência Negra também põe em pauta a importância de discutir atemática negra na escola. A inclusão de assuntos ligados à África e ao povo negro na educação formal é uma das estratégias para reconhecer a presença desse grupo na história do Brasil - os negros correspondem a 6,8% da população brasileira segundo o IBGE, mas os chamados "pardos" chegam a um número próximo da metade da população brasileira. Não à toa, escolas e instituições diversas já reconhecem a importância de trabalhar a cultura negra em seu dia a dia. 

Hoje, a lei brasileira obriga as escolas a ensinarem temas relativos à história dos povos africanos em seu currículo. Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estabelecem que a diversidade cultural do país deve ser trabalhada no âmbito escolar. "A sociedade em que vivemos valoriza outro estereótipo, o que resulta na invisibilização do negro. Isso tem um efeito bastante perverso: as crianças negras nunca se vêm e o que elas olham é sempre diferente delas", explica Roseli, que coordenou o grupo responsável pelo documento sobre Pluralidade Cultural nos PCNs. "A pluralidade cultural é um tema que pode ser abordado de forma transversal, em várias disciplinas", conclui. Estratégias simples, como a introdução de bonecas negras, podem ter um efeito positivo para reforçar aidentificação cultural dos alunos negros. "Revelar a África pela própria visão africana também surte efeito. O continente produz cultura, histórias e mitologia, o que a perspectiva eurocêntrica não nos deixa ver", diz Oswaldo de Oliveira Santos Junior, pesquisador do Núcleo de Educação em Direitos Humanos da Universidade Metodista de São Paulo. 


Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/consciencia-negra-511253.shtml

Matrícula 2012: estudantes têm até dia 25 para renovar

Já começou a renovação de matrícula na rede estadual de educação baiana. O calendário de matrícula foi dividido em duas etapas: a primeira, já iniciada, é focada para estudantes da rede estadual, e a segunda, que começa em janeiro, será destinada às transferências e aos novos alunos.  Cada escola está entregando aos estudantes ou responsáveis uma carta, elaborada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, junto com o termo de renovação emitido pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE).
O estudante tem até o dia 25 de novembro para devolver a carta, confirmando o interesse em permanecer na unidade escolar e a série que irá cursar em 2012.  A renovação é uma oportunidade que as escolas têm para se planejar para as demandas do próximo ano letivo.
“Com a confirmação de permanência dos estudantes nas escolas, os gestores ficam sabendo quantas vagas ele terá para alunos novos no próximo ano letivo, facilitando o seu planejamento. Além disso, é uma oportunidade, também, de atualizar os dados cadastrais do aluno”, explica a diretora de Atendimento da Rede Escolar, Eliana Carvalho.
Novidade - Em janeiro, quando começa o período de transferência para estudantes da rede estadual que pretendem mudar de escola, a matrícula poderá ser efetuada nas escolas da rede estadual ou aqui, no Portal da Educação. A matrícula pela Internet também será disponibilizada, em 2012, para os estudantes da rede municipal de Salvador.
Para os novos alunos que pretendem ingressar na rede, a matrícula, também, começa em janeiro, sendo necessário comparecer a uma unidade escolar.

10/11/2011 - 14:47 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Fonte: http://www.educacao.escolas.ba.gov.br

No CEFDN ainda não começou a distribuição das cartas de renovação, devido a um problema com a digitação das notas, que estão resolvendo.