segunda-feira, 30 de abril de 2012

PAIP









                A partir deste ano, educadores e estudantes das escolas estaduais baianas contam com o apoio de um novo projeto da Secretaria da Educação do Estado da Bahia para estabelecer uma gestão pedagógica de excelência e promover a igualdade no acesso ao conhecimento. Trata-se do Projeto de Monitoramento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip), que abrange 100% das unidades escolares e envolve diretamente toda a estrutura da Secretaria da Educação: o órgão sede, em Salvador; as Diretorias Regionais de Educação (Direc) e todas as unidades escolares da rede.
              “O Paip é um vetor que possibilitará à escola conhecer de forma sistêmica a sua realidade para, a partir dela, fortalecer os processos de ensino e de aprendizagem de forma continuada. O objetivo é consolidar a gestão democrática em cada unidade escolar”, explica o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto.  
             A iniciativa utiliza como referência, as informações do Sistema de Gestão Escolar (SGE) e também os dados das avaliações educacionais, a exemplo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e da Avaliação Externa do Ensino Médio (Avalie). Dentre os processos pedagógicos monitorados estão: rendimento escolar, frequência, evasão, abandono e operacionalização da matriz curricular referenciada.  Por meio da prática da cogestão e do trabalho colaborativo, o Paip possibilita que os educadores da rede atuem no sentido de garantir um percurso educativo digno a todos os estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário